Doenças Sexualmente Transmissíveis

Perguntas frequentes - 004
Home Page









P: É verdade que a mulher tem maior probabilidade que o homem de ser contaminada pelo HIV ao transarem com uma pessoa com AIDS? Pode me explicar a razão disso?

R: É verdadeira esta informação. Esta diferença estatística pode ser atribuida a principalmente dois fatores: 1) o tempo que as secreções vaginais ficam em contato com o pênis é, em geral, menor que o tempo que o esperma fica em contato com a vagina (e a higienização do pênis é bem mais simples que a higienização da vagina); 2) a mucosa vaginal tem uma maior capacidade de absorção que a mucosa peniana, além de ser mais propensa a traumatismos.

P: ... fui noiva 6 anos e só tive contato sexual com meu noivo. Terminamos uma epoca e ele namorou uma garota e em seguida voltamos. Há duas semanas a garota descobriu que está com HPV (verrugas). Se ela está contaminada, há possibilidade dele estar infectado e consequentemente eu também? Embora nao tenhamos os sintomas isso pode estar acontecendo? Por favor me diga pois ouvi dizer que ele não poderá mais ser pai e que não tem cura.

R: A possibilidade existe sim e a inexistência de sintomas não exclui esta possibilidade uma vez que 80 a 90% das pessoas portadores do HPV não apresentam manifestações. Não há nenhum impedimento que a pessoa contaminada seja pai ou mãe. Apenas alguns cuidados deverão ser tomados na época do parto. Quanto a cura, não existe medicamentos que erradique o vírus, mas pode haver cura por ação dos mecanismos de defesa do organismo.

P: Gostaria de saber se há possibilidade de eu contrair HPV fazendo sexo vaginal e anal sem camisinha, eu só tendo o meu namorado como parceiro e ele tendo só a mim como parceira?

R: Desde que a monogamia persista e ambos sejam sadios, não esquecendo que vocês já podem estar infectados pois em grande parte das pessoas o HPV não apresenta manifestações detectáveis e que pode haver também transmissão através de fômites (leia ou releia página sobre o HPV no meu site). Lembrar também que a proteção da camisinha com relação ao HPV não é absoluta. 

P: É possível uma pessoa se contaminar com duas DSTs em uma mesma relação sexual?

R: É possível e não é raro acontecer.

P: Porque o senhor cita em seu site que a camisinha não confere proteção absoluta em algumas DSTs? Na sua página sobre o Herpes Genital, lê-se que "Não está provado que a camisinha diminua a transmissibilidade da doença.". Pergunto: qual a diferença deste vírus para o da Aids, onde a camisinha, para este último, seja recomendada e segura (tida como eficaz) mas não tão segura, segundo o site, para o Herpes genital?

R: No caso do Herpes e HPV, por exemplo, o vírus pode estar localizado nos tecidos superficiais (pênis, grandes lábios da vagina, virilha, bolsa escrotal, períneo, região perianal etc). No caso da AIDS, Hepatite B está no esperma e nas secreções vaginais.

P: ... estou mantendo uma relação com uma pessoa casada. Desde que começamos a sair há 4 meses, não mantive relações com mais ninguém além dele...Hoje ele me ligou dizendo que estava com corrimento no pênis e coceira no canal, e que foi ao médico que informou que ele estava com Gonorréia. Aí vem minha pergunta: Ele é casado, e mantém relações sem camisinha com a esposa e comigo também, mas se só estou transando com ele há 4 meses é possível o mesmo ter pego de mim essa doença? É possível que eu tenha pego essa doença de outra maneira sem ser através do sexo? Desculpe lhe incomodar mas é que preciso me munir de respostas pois não aceitarei passar por causadora, sem antes saber se sou mesmo....e além do mais ainda temos mais uma ponta nesse caso, a esposa que também pode ter passado para ele.

R: Acho pouco provável pois a gonorréia é uma uretrite de evolução rápida e você afirmou que não transa com outra pessoa a não ser o próprio há 4 meses. Você deve procurar um ginecologista para ver se, de fato, está com alguma infecção. Outra coisa : alguns médicos usam o termo gonorréia como sinônimo de uretrite. Existem outras causas de uretrite que não o gonococo (causador da gonorréia) e cada uma tem um comportamento epidemiológico específico.

P: Doutor, existe alguma relação entre Herpes e HPV? Uma pessoa que possue Herpes Labial pode contaminar o parceiro fazendo sexo Oral?

R: As únicas relações entre ambos é que são virus e causam DST. Pode sim haver contaminação genital pelo Herpes Labial bem como contaminação oral pelo Herpes Genital. Quando isto ocorre chamamos de infecção cruzada.

P: Gostaria de saber se no caso de infecções repetidas de Candidíase pode ocorrer encolhimento da pele tornando cada vez mais difícil puxar a pele sobre a glande?

R: Infecções recidivantes (repetidas) podem determinar retração da pele e dificuldades na exposição da glande, caracterizando uma postite ou balanopostite crônica. Procure um urologista em sua cidade para fazer um tratamento definitivo. Pode ser necessária uma pequena cirurgia para retirada da pele retraida. É importante também investigar a causa da repetição da candidíase.

P: Enviei um e-mail ao senhor em razão de um corrimento que estou apresentando após minha primeira relação sexual e me recomendou que procurasse um ginecologista. Acontece que não tenho plano de saúde e estou sem condições de pagar uma consulta particular. Será que não pode receitar um medicamento para o meu problema?

R: Nesse caso recomendo que procure um Posto de Saúde em sua cidade ou região. Certamente haverá um ginecologista para que marque uma consulta, que é gratuita. Não faço tratamentos por e-mail.

P: Tenho que fazer uma Conização do colo do útero, pois tenho uma lesão de alto grau. Na hora da consulta fiquei tão desnorteada que esqueci de perguntar ao médico se este tratamento vai me impedir de ser mãe?

R: Trata-se de uma técnica que retira um fragmento doente do colo uterino sem comprometer sua capacidade de ter filhos. Tranquilize-se.





Perguntas frequentes
(Menu)

Introdução
Página 001
Página 002
Página 003
.....
Página 005
Página 006



Cancro Duro | Cancro Mole | Candidíase | Herpes Simples Genital
Gonorréia | Condiloma acuminado/HPV | Linfogranuloma Venéreo | Granuloma Inguinal
Pediculose do púbis | Hepatite B | AIDS | Infecção por clamídia | Infecção por trichomonas
Infecção por ureaplasma | Infecção por gardnerella | Molusco Contagioso
Anatomia Genital | Glossário | Sexo Seguro | Generalidades | Gravidez & DST

Topo | Home Page | Próxima