Doenças Sexualmente Transmissíveis

Perguntas frequentes - 003
Home Page









P: Tive relação com meu namorado outro dia e quando ele "gozou" e retirou a camisinha, o esperma estava avermelhado, parecendo sangue. O que pode ter acontecido? Será que ele está com alguma doença?

R: Este sinal recebe o nome hemospermia (sangue no esperma). Não constuma estar relacionado com DST mas deve ser investigado. É recomendável que ele suspenda a atividade sexual e procure um médico urologista.

P: Por favor, gostaria de saber quais doenças podem ser transmitidas através do sexo oral em mulheres...

R: Várias DSTs podem ser transmitidas pelo sexo oral praticado tanto em homens quanto em mulheres: AIDS, Hepatite B, Sífilis, HPV, Herpes Genital etc. Recomenda-se praticá-lo com a utilização de algum protetor para evitar contato com as secreções e tecidos (camisinha ou plástico fino). O ideal é que seja praticado entre parceiros monogâmicos e comprovadamente sadios.

P: Gostaria de saber se ja há cura definitiva, na medicina, para pessoas portadoras de HPV e Herpes.

R: Trata-se de doenças causadas por vírus e não existe ainda medicamentos que cure as mesmas. Por outro lado a cura pode ocorrer em qualquer época (pode demorar anos ou nunca ocorrer) por ação dos mecanismos de defesa do organismo (Sistema Imunológico). 

P: Como ocorre efetivamente uma transmissão pelo HIV através do sexo oral feito pelo homem em uma mulher? Essa transmissão se dá através da secreção vaginal e um eventual ferimento na boca do homem?

R: Exatamente.

P: Em busca de informações sobre herpes genital encontrei o seu site, mas na verdade ainda tenho duvidas sobre o assunto. Vi que o período de incubação pode ser indeterminado então como faço para saber se o parceiro está infectado se ele nunca apresentou sintomas? Eu apresentei os sintomas, fui à minha ginecologista e ela identificou a herpes, então acusei meu parceiro de ter me transmitido mas ele disse que nunca teve nada suspeito. Então como posso ter pego a doença?

R: Se seu parceiro nunca apresentou sintomas pode ocorrer que ele não tenha a doença ou esteja no período de latência. Você pode ter se contaminado através de fômites (ver a página Glossário no meu site) ou em alguma relação sexual anterior (você não cita se o seu atual parceiro foi seu único contato sexual) e a doença também tenha ficado em período de latência e se manifestado somente agora.

P: Há uns dias notei algo estranho em meu ânus, como se fossem umas verrugas...não incomodam mas fiquei preocupado...

R: Voce deve procurar um proctologista. Pode ser Condiloma acuminado.

P: Queria perguntar se o líquido do esperma é parecido com o da gonorréia?

R: O esperma é brancacento, leitoso e translúcido. A secreção da gonorréia é amarelada e densa.

P: Há muito tempo apareceram umas "espinhas" na pele do meu pênis. Nunca preocupei porque como ainda não tive relações sexuais não poderia ser DST. Recentemente porém minha namorada perguntou o que era aquilo, se não era uma doença. Fiquei constrangido, sem saber o que falar. Estas lesões nunca me incomodaram e ocorrem em maior quantidade na parte de baixo do pênis. Algumas são da cor da pele mas tem outras que são mais claras. Pode me ajudar? Isto é alguma doença?

R: Pela sua descrição, muito boa por sinal, estas "lesões" são folículos pilosos e/ou glândulas sebáceas e são normais. Os folículos pilosos são mais frequentes na raiz do pênis (quando os folículos contém pêlos) e diminuem (de quantidade) na pele próxima a glande (onde com frequência já não tem pêlos) . Alguns podem conter sebo (também normal) no seu interior o que dá a eles uma cor mais clara, devido a transparência da pele. Se persisir alguma dúvida, consulte um urologista.

P: Por favor, eu preciso saber o mais precisamente possível o tempo de incubação após a contaminação pelo HPV. Meses é muito inespecífico... e é muito importante para mim, meu casamento depende disso.

R: Por ser uma doença que em 80 a 90% das vezes cursa sem manifestações visíveis é muito dificil falar-se em período de incubação. Mas a resposta é meses ou anos.... mesmo.
Vou te dar umas dicas que certamente aliviarão seu desespero e poderão salvar seu casamento pois acredito que o mesmo esteja correndo perigo por você e/ou seu marido estarem com HPV e você suspeitar que seu marido possa ter te traido. Não tenho condições de negar que isto possa ter ocorrido, mas o fato de ter um período de incubação que pode durar meses ou anos impede que este parâmetro seja utilizado com finalidade de fazer os cálculos para determinar suposta infidelidade. Tanto ele como você podem ter sido contaminados há anos e a doença ter se manifestado somente agora. Esta contaminação pode ter ocorrido mesmo antes do seu casamento, através de relações sexuais ou de fômites (ver significado na página Glossário no meu site).

P: Tenho 17 anos e tive minha primeira relação sexual há 3 dias e outra ontem, ambas com uso de camisinha. Hoje amanheci com dor intensa no canal da urina e sangramento ao final da micção, além de vontade de urinar toda hora. Será que eu peguei uma DST? È possível?

R: Sua descrição sugere uma cistite (infecção da bexiga), a chamada "cistite da lua de mel". Procure marcar consulta ginecológica para tratamento da infecção e para orientar-se, já que está iniciando sua vida sexual.

P: Tenho 22 anos e uma namorada de 27 e sempre que vou ao ginecologista fico muito confusa quando ele me pergunta sobre relações sexuais, ou seja, se tenho relações sexuais, com que frequência e etc. Minha dúvida é se é considerado por ginecologistas, relação entre mulheres como sendo sexual? O que devo responder?

R: Pode chamar de relação sexual sim, mas o mais correto seria você esclarecer claramente que são relações homossexuais. É importante que o médico conheça este aspecto de sua vida sexual pois a relação homossexual tem particularidades que precisam ser consideradas para se fazer um atendimento médico adequado.





Perguntas frequentes
(Menu)

Introdução
Página 001
Página 002
.....
Página 004
Página 005
Página 006



Cancro Duro | Cancro Mole | Candidíase | Herpes Simples Genital
Gonorréia | Condiloma acuminado/HPV | Linfogranuloma Venéreo | Granuloma Inguinal
Pediculose do púbis | Hepatite B | AIDS | Infecção por clamídia | Infecção por trichomonas
Infecção por ureaplasma | Infecção por gardnerella | Molusco Contagioso
Anatomia Genital | Glossário | Sexo Seguro | Generalidades | Gravidez & DST

Topo | Home Page | Próxima