Molusco Contagioso
Por Carlos Roberto Cerri – Médico Urologista – CRM 6607 MG
Conceito
Doença da pele que se caracteriza pela produção de pápulas (elevações da pele) umbelicadas (com uma depressão central), de cor que varia do branco peroláceo (translúcido) ao rosa, em geral com 2 a 6 milímetros de diâmetro e com base (local de implantação) levemente hiperemiada (avermelhada). São comumente múltiplas principalmente por serem auto-inoculáveis. As lesões são levemente pruriginosas (produzem coceira) e localizam-se em qualquer região da pele (face, tronco e áreas expostas das extremidades) e, mais raramente, nas mucosas. Podem ocorrer em qualquer idade mas são mais comuns em crianças de 0 a 12 anos.
Sinônimos
Molusco
Agente
Poxvírus
Complicações / Consequências
Doença de evolução benigna. Em geral há cura sem sequelas.
Transmissão
Contato direto com pessoas infectadas. Também através de toalhas, vestimentas, piscinas etc. Em adolescentes e adultos a localização das lesões na região anogenital sugere transmissão sexual.
Período de Incubação
2 semanas a 3 meses após a contaminação.
Diagnóstico
Clínico. Raramente por meio de biópsia.
Tratamento
O tratamento de escolha é a remoção das lesões por curetagem (realizada por médico). Também ocorre involução espontânea das lesões, sem deixar sequelas, após 6 meses a 2 anos do seu início.
Prevenção
Evitar contato físico com pessoas infectadas.
Início / Sobre / Política de Privacidade / Contato
Aids (HIV) / Cancro Duro (Sífilis) / Candidíase / Herpes Simples Genital / HPV (Condiloma Acuminado) / Hepatite B / Infecção por Clamídia / Infecção por Gardnerella / Infecção por Ureaplasma / Gonorréia / Granuloma Inguinal / Linfogranuloma Venéreo / Pediculose do Púbis / Tricomoníase Genital